Aumento nas pesquisas Google por “Biofeedback” em Portugal
Já notou como todos parecem estar cada vez mais ansiosos?
Fonte: Google Trends
Segundo a plataforma de análise de pesquisas Google Trends, desde 2019, as pesquisas sobre “ANSIEDADE” em Portugal estão em alta, como se fosse uma ‘nova tendência’.
Por outro lado, a “ansiedade” não foi o único termo de pesquisa a ter um aumento significativo.
Fonte. Google Trends
Nos últimos 4 anos, as pesquisas também realizadas na Google pelo termo “BIOFEEDBACK” tiveram um aumento exponencial desde 2020.
Será que várias pessoas têm vindo a descobrir que o Biofeedback pode ser uma ferramenta extremamente útil, para lidar com a ansiedade?
O que está a acontecer com a Ansiedade?
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao stress, mas quando se torna crônica, pode afetar drasticamente a qualidade de vida. Sintomas como dor de cabeça, falta de ar, e sensação de aperto no peito são apenas algumas das manifestações físicas que muitos enfrentam. Além disso, a ansiedade pode impactar a vida social, profissional e até mesmo a saúde física.
Segundo uma análise presente no National Library of Medicine, entre Janeiro 2019 e 2022, a proporção de pacientes em Portugal com transtorno de ansiedade aumentou de forma linear entre 8% a 9%.
De forma similar, os pacientes com depressão, registou também um aumento na ordem dos 11% a 12%.
Quando consideradas em conjunto, a ansiedade e a depressão afetaram 21% dos utentes no continente português no inicio de 2022.
O Alentejo e a zona Centro registaram a mais elevada prevalência de ansiedade e depressão (24.9% e 24%, respetivamente) com o Algarve a registar a a menor taxa, num valor de 16.74%.
Os aumentos foram consistentes através das várias regiões, com o maior aumento a ser identificado na região do Norte (2.6%) e o menor, na região Centro (1.7%).
O Aumento de Pesquisas de ‘Biofeedback’
Agora, a parte interessante: à medida que a ansiedade se torna mais pesquisada, o interesse pelo biofeedback também cresce!
O que é biofeedback? Pense numa tecnologia que nos ajuda a entender o que está acontecer dentro do nosso corpo; captando dados como frequência cardíaca e tensão muscular, permitindo ‘treinar’ o nosso corpo para que utilize os mecanismos de auto-regulação, num ajuste das nossas reações ao stress.
À medida que mais pessoas começam a procurar soluções para a ansiedade, o biofeedback tem vindo a ganhar destaque enquanto solução complementar às terapias e tratamentos convencionais.
É como se estivéssemos a descobrir uma ferramenta poderosa para retomar o controle do nosso bem estar.
4 Motivos para a popularidade do Biofeedback
Eficácia: Vários estudos já mostraram que o biofeedback pode ser um verdadeiro aliado no combate à ansiedade, ajudando as pessoas a alcançar o respetivo equilíbrio
É Pessoal e Único: Cada um de nós é diferente, e o biofeedback oferece um tratamento que se adapta às suas necessidades. É como ter um plano de saúde mental feito sob medida!
Aumenta a Consciência: O biofeedback ajuda-nos a tornarmo-nos mais conscientes do que acontece no nosso corpo. É como uma ferramenta que nos ajuda a identificar os sinais de ansiedade antes que eles nos surpreendam.
Tecnologia na Palma da Mão: Graças aos avanços tecnológicos, temos acesso a dispositivos de biofeedback que tornam esta terapia mais acessível. O bem-estar nunca esteve tão presente como uma tendência.
O aumento da busca por "ansiedade" e "biofeedback" em Portugal não é apenas uma coincidência.
À medida que mais pessoas se tornam conscientes da importância do seu bem-estar, soluções como o biofeedback estão a tornar-se uma alternativa viável e atraente.
Se estiver a enfrentar sintomas de ansiedade, considerar o biofeedback pode ser o primeiro passo em direção a uma vida mais equilibrada e saudável.
Veja outros artigos que pode ser-lhe relevantes: